10/06/2014 - 15h27min

Caps reflete sentimentos

1º Workshop sobre Drogas

Por Por: Jocemar Maretóli

Peças teatrais foram apresentadas para as autoridades e convidados, logo após; a abertura oficial do 1º Workshop sobre Drogas, no Caps Sentimentos nesta manhã de terça-feira, (10).
Uma manhã fora da rotina normal do trabalho de autoridades, Imprensa escrita e falada e Comunidade Escolar. O Grupo teatral Itaquiense, Ponto e Vírgula durante sua apresentação, procurou deixar os visitantes mais esclarecidos com relação a realidade da droga e da prostituição que hoje é uma realidade em nossa cidade. Em Itaqui são 800 dependentes químicos atendidos mensalmente no Caps Sentimentos.
Os Caps são unidades de atendimento em saúde mental que oferecem a seus usuários um programa de cuidados intensivos, elaborado por uma equipe multidisciplinar. Inicialmente concebidos como alternativas terapêuticas ao modelo de atendimento centrado no hospital psiquiátrico, os Caps passaram a ter, desde 2002, a função estratégica de articular as forças de atenção em saúde e as da comunidade, visando à promoção da vida comunitária e da autonomia de seus usuários,(de acordo com a Portaria 336/GM, de 20042). Daí a importância de problematizar e incentivar a discussão dessas práticas pela sociedade, visando a otimização dos recursos financeiros investidos pelo Estado, em parceria com o Município.
Entre as autoridades presente no evento estiveram Prefeito Municipal, Gil Marques Filho, Secretários, Promotores, Alunos e professores, Vereadora Gislaine Brum, e o Presidente da Câmara de Vereadores Sandro Veiga, que se manifestou dizendo que; “ A importância desta instituição em nossa comunidade. A diversidade de pertenças das pessoas com transtornos mentais graves exige que os consideremos como sujeitos múltiplos, além da sua condição de doentes, o que remete a uma modificação nas teorias e práticas em saúde mental.
Porém, o entendimento dos Caps sentimentos em Itaqui; com poucos recursos financeiros e pessoal, demonstraram ser um instrumento importante no estímulo à ampliação dos sujeitos que dele participam. A droga esta a nossa volta, e é um inimigo a combater, e nós da câmara de Vereadores estamos sempre a disposição do Caps Sentimento e comunidade em geral para o que se fizer necessário para combater este mal que aflige a todos. Disse ele.