Webmail

Webmail

História de Itaqui

No princípio os guaranis ocupavam as bacias do rio Ibicuí.

Itaqui teve o primeiro indício de vida civilizada por meio de uma missão de jesuítas espanhóis, em 1700. Intensificando-se no século seguinte, o povoamento foi sendo desenvolvido em conjunto com a atividade pecuária, até hoje a marca econômica da região.

Situa-se as margens do Rio Uruguai, divisa entre Brasil e Argentina, sendo esse um dos atrativos para os turistas que a visitam. A caverna Iguariaçá apresenta uma paisagem pitoresca da região e provavelmente foi habitada pelos primeiros índios que lá estiveram. No local onde hoje está o município de Itaqui, foi feito o primeiro povoamento pelos jesuítas da redução ou missões de La Cruz (hoje localidade argentina, na fronteira com São Borja), por volta do ano de 1700. Somente no início do século XIX foi incorporado às terras portuguesas e em 1802 foram concedidas às primeiras sesmarias.

José Artigas, filho adotivo de José Gervasio Artigas, general e presidente do Uruguai (1764 - 1850), pretendeu anexar estas terras àquele país. Encontrou lá uns três ranchos e treze homens que liquidou com seus 1.600 índios. Esta tentativa de permanecer durou por pouco tempo, porque veio um destacamento, com a finalidade de expulsá-lo, acampado no arroio Cambaí.

Uma enchente obrigou-os a procurar outro local, sendo escolhido onde hoje está a cidade de Itaqui. Isto foi em 1821, e logo vieram várias famílias para aquela localidade. Durante a Revolução Farroupilha estas presenciaram várias lutas em 1841. De acordo com a lei n° 419 de 6 de dezembro de 1858, Itaqui foi desmembrado do município de São Borja. Nessa época a população da vila era de aproximadamente quatro mil habitantes.

Itaqui, novamente foi campo de lutas na Guerra do Paraguai, quando seus homens tiveram a oportunidade de fazer frente aos soldados de Francisco Solano López, presidente do Paraguai.

De 1750 a 1851 o Uruguai tentou aumentar seu território até o rio Ibicuí, pretendendo tomar a metade sul do Rio Grande de São Pedro do Sul, nome do estado na época. Pela vontade do presidente do Uruguai, Manuel Oribe, Itaqui poderia hoje ser território uruguaio.

Em maio de 1879 foi elevado à categoria de cidade. Inicialmente, o nome foi São Patrício de Itaqui, em homenagem ao padroeiro, depois foi simplificado para Itaqui.

 

Origem do nome Itaqui

O topônimo tem sua origem etimológica na língua guarani e compõe-se de dois termos: ita, pedra, e ku'i, areia. Provavelmente a origem do nome deve-se às características físicas do rio Uruguai, que é a fronteira natural entre o Brasil e a Argentina e cuja bacia e margens são cheias de pedras'. Ao sul existe o afluente rio Ibicuí, com sua bacia e margens cheias de areia e que divide Itaqui de Uruguaiana.

Há ainda outras hipóteses, como a de Aurélio Buarque de Holanda, que sustenta que o nome do município significaria "pedra d'água", própria para afiar.

Ainda no século XIX foram desmembrados dois outros municípios destas terras: São Francisco de Assis e Santiago.