12/05/2014 - 15h07min

Prefeito e Vereador participam de reunião na Secretaria Estadual da Cultura

Na pauta, o Projeto de Restauração Mercado Público de Itaqui

Por Ascom

O Prefeito Gil Marques Filho, na companhia do Vereador Éber Escobar, acompanhados dos produtores culturais Jussara Carpes e João Francisco Delgado, reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 8, na Secretaria de Cultura do Estado, em Porto Alegre, com o Chefe do Gabinete do Secretário Luiz Antonio de Assis Brasil, sr. Flávio Adonis, e com a Diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Mirian Rodrigues.

Na ocasião, foram solicitar ao Secretário Assis Brasil agilidade na tramitação do Projeto de Restauro e Reabilitação do Antigo Mercado Público de Itaqui, que tem coordenação geral da arquiteta Magali Gonçalves, de Bagé, junto à Secretaria – o secretário teve um imprevisto de última hora e não pôde estar presente, mas às 10h desta sexta-feira, 9, receberá o prefeito em seu gabinete.

Segundo informações prestadas às autoridades durante a reunião, o projeto foi aprovado em sua totalidade, no último dia 29 de março, dentro da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991), também conhecida por Lei Rouanet. Através dela, poderão ser captados os R$ 4,8 milhões necessários para as obras de restauração da edificação.

Ainda através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS), deverão ser captados R$ 2,056 milhões para construção de um prédio anexo, que estabelecerá, de acordo com o projeto, um contraste entre a arquitetura antiga e a moderna. Este projeto, entretanto, ainda está tramitando e aguarda aprovação do Conselho Estadual de Cultura.

Ao final da reunião, Flávio e Mirian receberam das mãos do Prefeito e do Vereador Éber uma cópia do projeto de restauro e reabilitação do Mercado Público, produzido pela produtora cultural Rota 20, representada pelos produtores culturais presentes à reunião, parceiros para execução do projeto

Na sequência, foram todos até a Diretoria de Economia da Cultura conversar com a diretora Denise Viana, que sugeriu como parceiros para a captação e o restauro, empresas como o Banrisul, a Corsan, o Badesul, a Petrobras, o BNDES, além de empresas de telefonia e companhias de energia elétrica.
A Diretora recebeu, também, uma cópia do projeto, que prevê para o prédio auditório, sanitários, restaurante, cafeteria, bancas, salas multifuncionais, institucionais e para uso dos governos municipal e estadual, tanque de carpas no terraço e prédio anexo.

Prédio tombado

Em 16 de dezembro de 2009, através da Portaria nº 19/2009, o prédio do Mercado Público foi tombado pelo IPHAE, ou seja, declarado patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. Três anos depois, o mesmo IPHAE aprovou o atual projeto de restauro e reabilitação.

Projeto original

O projeto original do Mercado Público é de autoria do arquiteto itaquiense Paschoal Minoggio.

Localizado na Rua Osvaldo Aranha, 1126, próximo ao Cais do Porto, é um dos raros prédios do Estado construídos especialmente para uso como mercado e um dos principais referenciais urbanos do município. Sua inauguração ocorreu em 1909.

Fonte: Juliano Barbosa

• Não há vereadores relacionados a esta notícia