04/07/2013 - 15h23min

Coordenadora do Samu na Câmara de Vereadores de Itaqui.

Informações sobre os serviços prestados pelo SAMU

Por Ascom-CVI

Para informar e esclarecer os Vereadores, e por extensão a população do Município, a coordenadora do Samu, Enfermeira Fabiane D' Avila, esteve na reunião plenária da Câmara de Vereadores, onde explanou aos presentes no que se constituem as atividades do SAMU em nossa comunidade.
Após a explanação, respondeu às diversas perguntas formuladas pelos Vereadores, tendo esclarecido que uma das dificuldades no atendimento do interior do município é a inconsistência e má-qualidade do sinal dos celulares naquelas localidades.
Informou que a base de atendimento telefônico é no Hospital São Patrício, podendo, ainda, os Bombeiros, Brigada e Órgãos de Saúde agilizar o atendimento do programa denominado "Regulação Inversa, o que propiciaria o atendimento mais rápido das ligações para a zona urbana do Município.
Disse ainda que 12 servidores revezam-se para prestar o atendimento à Comunidade e que a equipe do Salvar SAMU faz trabalhos de esclarecimento para divulgar o programa aos alunos das escolas do município.
O SAMU é um serviço é oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população. As ligações são atendidas por telefonistas que anotam dados do local da demanda,emergência médica ou acidente. O caso então é passado ao médico que faz a regulação médica e este presta orientações relativas aos primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada (USA, USB ou VT).
Nas cidades brasileiras onde o serviço é disponibilizado, o telefone para solicitá-lo é o 192 (ligação gratuita).
A ambulância do SAMU em Itaqui é uma USA – Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis), usadas em casos mais graves.
O Vereador Lauro Hendges, autor do pedido de convocação da Coordenadora do Samu, declarou-se satisfeito com os esclarecimentos prestados pela mesma.
O Presidente do Legislativo disse que a Câmara de Vereadores, como representante e voz da população, está dando um passo importante ao abrir suas portas para que a SAMU 192 possa divulgar suas atividades, facilitando o acesso da população à rede de urgência e emergência propiciada pelo SAMU.

• Não há vereadores relacionados a esta notícia