09/05/2013 - 11h47min

Presidente Éber participa do XI ERCO 2013.

Encontro Regional de Controle e Orientação promovido pelo TCE RS.

Por Gab. da Presidência

Na quarta-feira (08), em Santana do Livramento o Presidente da Câmara Municipal Vereador Éber Escobar participou juntamente com o diretor da Casa Rodrigo Campos Vargas do Encontro Regional de Controle e Orientação (Erco), promoção que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a cada dois anos com o objetivo de propiciar debates de temas diretamente ligados à gestão pública. Nesta edição, o foco foi na orientação para o primeiro ano de mandato das administrações municipais.

A expressiva participação dos agentes públicos da região de 21 municípios no evento foi destacada pelo presidente do TCE-RS, conselheiro Cezar Miola. "Esse grande interesse de prefeitos, vereadores, secretários, procuradores e demais servidores públicos pelos temas que o Erco proporciona nos dá ânimo para continuar percorrendo o Estado, dialogando com os agentes locais e reforçando nossa missão constitucional do controle externo e social", enfatizou.

Nesta edição, o Erco vem dando atenção especial aos desafios da gestão no primeiro ano de mandato, mas a programação traz temas abrangentes sobre a administração pública. Em três painéis, desenvolvidos pelos auditores Valtuir Pereira Nunes, Luiz Fernando Rodriguez Júnior e Fernanda Nunes, foram abordados assuntos como eficiência da gestão tributária, procedimentos e normativas para o Controle Interno, as funcionalidades do portal do TCE-RS na internet, questões críticas sobre licitação e orientação sobre prestação de contas.

Técnicos da Controladoria Geral da União (CGU) e da Casa Civil do governo do Estado também realizaram palestras, destacando as ferramentas necessárias à transparência no setor público e a importância da Lei de Acesso à Informação. O Erco abriu com a manifestação do presidente Miola e contou, na mesa dos trabalhos, com a presença do prefeito de Livramento, Glauber Lima, do presidente da Câmara de Vereadores local, Dagberto Reis, dos representantes da Brigada Militar, coronel Iguaraçu Ricardo da Silva e tenente-coronel Antônio Osmar da Silva, além do coordenador do TCE-RS na região, auditor Jorge Eduardo Mesquita Freitas.