07/05/2013 - 13h12min

Vereadores participam de audiências na Assembleia Legislativa.

Realização de Audiência Pública para debater saúde regional foi debatida na AL.

Por Gab. da Presidência

Com o objetivo de solicitar a realização de uma audiência Pública em Itaqui, para discutir questões relacionadas a saúde regional, na manhã desta última quarta-feira, dia 24, na Assembleia Legislativa, estiveram em audiência com Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, Deputado Adilson Troca, o Presidente do Legislativo Éber Escobar, juntamente com os vereadores Márcio Palma, Igor Ardais e Fábio Molina,.

Segundo os Vereadores, a ausência de solução definitiva para as constantes crises na saúde publica impõe aos pacientes, especialmente aos mais carentes, os doentes crônicos e transplantados, sofrimento desumano, pois a maioria dos atendimentos de média e alta complexidades, são resolvidos com a transferência dos pacientes para as cidades de Rio Grande, Santa Maria e Porto Alegre, com grandes despesas para os municípios e sofrimento aos pacientes e seus familiares.

O assunto foi, também, discutido com Deputado Frederico Antunes, que enviou memorando ao Presidente da Comissão, apoiando a realização da audiência onde serão discutidas a carência na área de traumatologia, atendimento do SUS, falta de médicos, investimentos do Governo do estado, repasses aos Municípios, regionalização de referencias médicas, viabilização do hospital Regional, abertura curso de Medicina UNIPAMPA e de um Centro de referencia em Fisioterapia.

Além destes temas, foram abordados, também, os referentes ao término da RS 529 e o Projeto da nova ponte do Rio Ibicuí.

No gabinete do Deputado Jurandir Maciel, membro Comissão de Saúde, foi discutida a criação de uma frente parlamentar em defesa das demandas locais e regionais de saúde, que envolveria, também, os Vereadores, buscando soluções e melhorias na qualidade da saúde de nosso munícipes e dos demais residentes em nossa Região.

A Fronteira Oeste tem uma população permamente de mais de 483.000 habitantes, número que se avoluma ainda mais pela presença da população flutuante (transporte internacional, estudantes universitários, etc.).