24/02/2017 - 14h43min

Estudantes universitários reivindicam transporte gratuito e Buscam apoio de Vereadores.

****************************************

Por ASCOM-Jocemar Maretolli

Durante o ano letivo de 2016 universitários que estudam no período noturno no município de São Borja RS, tinham acesso ao benefício, Mas, pagavam alguma despesa com o transporte, tipo horas extras do motorista ou até ajuda de combustível.
Com a troca da administração, A diretoria da Associação dos Estudantes Universitários de Itaqui São Borja, estiveram reunidos nesta manhã de sexta-feira, (24), com os integrantes da mesa diretora da Câmara de Vereadores.

Na oportunidade, eles pediram apoio dos Vereadores para reforçar a sua solicitação feita anteriormente à Secretária da Educação Tânia Vieira Cabral.

Os universitários falaram durante o encontro que existe uma lei Municipal sob nº 4.166, de Dezembro de 2015, Que autoriza o Poder Executivo a Utilizar os veículos do Transporte Escolar.
No Artigo 1º da referida lei, Avisa que que foi autorizado pelo poder executivo a utilizar os transporte intermunicipal de estudantes da educação superior, de acordo com as disposições contidas na lei federal nº 12.816/2013.

Para tanto; Os alunos os estudantes universitários deverão estar cadastrados junto a Secretaria Municipal de Educação.

A necessidade de pagar a condução faria muitos jovens desistirem de seus sonhos.
“Ficaria impossível investir nos nossos estudos tendo que pagar também o ônibus”, Falaram eles.
O assunto foi bem recebido pelos Vereadores presente na reunião e se mostraram a favor da gratuidade para todos os estudantes.

O Presidente da Câmara Igor Ardais disse que; “Somos totalmente a favor da causa, depende agora apenas do Poder Executivo. Como percebemos que todos estão a favor não tem porque não alcançarmos esse benefício para os nossos estudantes”, salientou.
A decisão está nas mãos do Poder Executivo, segundo os vereadores, o benefício a 100% de gratuidade está garantido. No entanto, enquanto nada é oficializado o tempo corre e para muitos estudantes as aulas começam dia 06 de Março do corrente ano.
Estiveram na reunião os seguintes Vereadores; Igor Ardais, Leonardo Betin, Clóvis Ravarotto, e a Vereadora Queli Gomes Ferreira..