09/06/2016 - 11h42min

Câmara de Vereadores prega união entre segmentos sociais e de serviços para enfrentar a crise.

“Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém”.

Por Por: Jocemar Maretóli

Estamos em guerra contra a crise, ao invés de ficarmos entrincheirados, vamos ao ataque. declarou o Vereador Éber Escobar de Almeida, Presidente da Câmara de Vereadores, após os pronunciamento dos Vereadores e convidados, na sessão ordinária desta segunda-feira, 06.
Na Tribuna Popular, o Senhor Raul Borges, Presidente da Associação dos Arrozeiros de Itaqui, falou sobre as dificuldades da safra 2016, enfrentada pelos arrozeiros e a preocupação com impactos financeiros na comunidade. Um dos motivos é a quebra na safra, em torno de 12.000 hectares, que vai representar cerca de R$ 130.000.000 (Cento e trinta milhões de reais), a menos no comércio Itaquiense.
Logo após; O Dr. Cid Krahn, Presidente do Faps, (Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores), falou sobre as dificuldades em que se encontra o Faps e os impactos futuros no Executivo Itaquiense. Disse o presidente que a prefeitura deverá injetar aproximadamente R$ 800.000( oitocentos mil reais), em recursos próprios a partir de Janeiro de 2017, para a folha dos aposentados e pensionistas, dinheiro este que poderia ser investido em outros setores.
No Regimento Sá Britto também em Itaqui, causam uma preocupação nos vereadores, é a possibilidade de diminuição do efetivo em até 45% no 1º RC. MEC, Além de cortes de verbas na Unipampa.
Com a inflação batendo na casa de 9,27%, e os baixos índices de repasses de verbas públicas, que já afetam diretamente os gestores públicos, como também suas gestões administrativas dentro dos municípios. Nesse contexto a Unipampa iniciou uma grande mobilização em conjunto com Câmara de Vereadores, Lions Clube, Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Rotary Club, Sindicato Rural, Associação Comercial e Industrial de Itaqui (ACII), Associação dos Arrozeiros e Prefeitura Municipal. Os integrantes pretendem entregar aos senhores Deputados a “Carta de Itaqui”.
Como diz o escritor, economista e futurólogo norte americano (Alvin Tofller,) ,“Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém”. Ao final da reunião o Presidente Éber referiu que Itaqui precisa de todos nós, precisamos buscar alternativas com todas as forças produtivas da comunidade, com movimento organizado, com eficiência em nossas ações. 2017 será um grande desafio, mas todos unidos, iremos conseguir. Finalizou o Presidente.

• Não há vereadores relacionados a esta notícia