10/09/2014 - 12h14min

Maiores autoridades em Trânsito estiveram em Itaqui.

Audiência Pública discute Idéias e soluções que podem diminuir os acidentes de trânsito em Itaqui

Por Por: Jocemar Maretóli

Uma reunião discutiu, no início da manhã desta terça-feira (09), ações para encontrar alternativas para diminuir o número de acidentes de trânsito em Itaqui,
O chefe do Ditran (Divisão de Trânsito em Itaqui), Anael Ferras dos Santos, divulgou estatísticas importantes de acidentes no trânsito Itaquiense. Até agosto deste ano tivemos 169 acidentes, sendo; 85 por danos materiais, 81 com lesões corporais e 3 mortes.
A intenção é que as atividades sejam feitas em etapas, mas no menor tempo possível, para que a população possa conviver com o assunto e a necessidade de obedecer às leis de trânsito para melhorar a questão da mobilidade urbana. O que se espera é que mudanças sejam feitas com um maior número de semáforos, além do reposicionamento de quebra molas, tachões e faixas de sinalizações.
Isso passa por uma questão de comportamento, por ações integradas e educação no trânsito", disse Mauro Roberto de Oliveira Rodrigues, Representante da polícia Rodoviária Federal de São Borja.
Encontrar um novo modelo de gestão, mais adequado, principalmente, às necessidades das pequenas cidades, esse foi o intuito da Audiência Pública desta terça-feira, 09, na Câmara de Vereadores, onde foi discutido o Trânsito com autoridades municipais e militares,
O prefeito Gil, lembrou ainda das constantes ocorrências de acidentes no acesso sul, é por conta da falta de sinalização no local, que é de responsabilidade do Daer RS. “Nosso objetivo é de o Município implantar a sinalização o quanto antes naquele local para evitar mais acidentes.
De acordo com a PM, Durante a Blitz realizada por eles, Um grande número de motoristas são flagrados usando celular durante seu trajeto, o que acaba tirando a atenção do motorista, e facilita a causa do acidente.
O presidente Sandro Veiga, destacou o avanço que a implantação de novas placas de sinalização, novos semáforos, Faixas de segurança e uma eficiente fiscalização, trará para a cidade. “A cidade tem crescido bastante e consequentemente a circulação de veículos tem aumentado, havendo necessidade de organização e regulamentação do setor de trânsito para maior segurança de todos”, destacou.
Participaram da audência Pública O promotor de Justiça Dr. Leonardo dos Santos Rossi, Delegada de Policia Drª Elizandra Mattozo Batista, Prefeito Gil Marques Filho, Chefe Substituto da Polícia Rodoviária Federal de Uruguaiana, Representante da Plícia Rodoviária Federal de São Borja Mauro Roberto de Oliveira Rodrigues, Ten. Marcio Ederlei Saling Comandante da Brigada Militar, Capitão da Brigada Militar de São Borja Hélio Soares dos Santos, Chefe do Ditran Itaqui, Anaél Ferras dos Santos, Representante do Daer Jardel Barbosa Rodrigues, entre outras autoridades; Os Vereadores, Marcelo Petrini, Emerson Ramos, Eber Escobar, Gislaine Brum, Igor, Fábio Molina, Mara Ayub e Luiza Fontella.