17/07/2014 - 12h35min

Liderança Jovem no Itaqui

Individualmente contribuindo para mudar o cenário atual, e coletivamente ajudando a mudar a sua cidade.

Por gab. Vereador Marcelo Petrini

Por: Danilo Muniz Morales
Organizado, minucioso, racional e emotivo; São adjetivos que pode ser dado para este jovem líder politico Marcelo Guimarães Petrini.
Vereador Marcelo tem uma forma especial de abordar e solucionar problemas e dar a cada um o seu devido valor, Pois;
O fato de estar conscientes de que temos problemas existenciais e criar meios para solucioná-los ou, ao menos, meios, a fim de encontrar um jeito especial de ajudar os outros já demonstra o grande líder que esta surgindo dentro do contexto atual da politica Itaquiense.
O Vereador Marcelo acha que o futuro de Itaqui é agora.
O jovem líder Marcelo Petrini diz que Itaqui tem uma série de oportunidades de emprego e de educação, “Hoje não somos mais criança inocente das primeiras décadas, quando era possível caminhar pela cidade despreocupadamente e quase todo mundo se conhecia. Hoje, o Itaquiense vive uma espécie de adolescência, entre vislumbrar um futuro bom e o conflito diário do crescimento econômico e das necessidade de mais investimento em políticas públicas. a pujança de nossa cidade esta pedindo para ser criada mais oportunidades de emprego para nossos jovens que estão se formando anualmente, é a urgência que se tem de usar a riqueza da cidade para ganhar em mais igualdade social.
Hoje; a nossa cidade tem graves problemas de desigualdade social, que cresce na mesma proporção da falta de oportunidade e qualificação de nossa mão de obra jovem”. A enchente que tivemos a dias atras, é uma manifestação da natureza aleatória que exige uma monitorização eficaz e contínua. Precisamos de indicadores confiáveis que um ou dois dias antes antecipem os acontecimentos, o que implica um grande investimento em tecnologia adequada e uma visão não só a sua extensão real como de todos os pontos de risco.
Precisamos de Planejamento; temos que ter a humildade de ouvir comunidade, Empresários, Estudantes, Políticos, afim de planejar nossa cidade para o futuro; Itaqui precisa ser planejada cuidadosamente em todos os setores. E nós vamos conseguir colocar esta cidade no ranking que seu povo merece.
Em Itaqui, esta havendo um crescimento desordenado, portanto sem planejamento. A cidade cresceu economicamente, mas as condições de vida pioraram. Precisamos organizar a demanda de investimentos, sem prejudicar a qualidade de vida da população Itaquiense.

Existem hoje em Itaqui, um numero muito expressivo de cidadãos na Informalidade para melhorar a sua renda familiar; Quem tem negócio fica traumatizado, porque não sabe quais são as exigências. Isso abre margem para a informalidade, Ai entra a geração de empregos, de oportunidades.
Na saúde; precisamos de uma política de prevenção de doenças, de promoção de saúde, de recuperação, de proteção do indivíduo. Eu acredito que, para que tudo isso tenha sucesso, é preciso um planejamento e que o indivíduo esteja mais consciente da sua responsabilidade, Caso a prefeitura não tenha infraestrutura para garantir eficiência no atendimento, Teremos que ter a humildade de fazer parcerias e convênios com o setor privado. diz o Vereador Marcelo.
Falta muito para Itaqui dar o salto de qualidade que precisa em Educação?
Falta muita coisa. A educação é o principal motor de um país. Para sairmos do estágio atual para um estágio de desenvolvimento temos que investir maciçamente em educação. Apesar de um grande numero de crianças estarem em sala de aula em nossa cidade, elas não continuam na escola. A evasão ainda é gritante.

Temos grande desafio de investir no jovem formando, de jovens na Educação Superior. O ensino técnico também precisa ser fortalecido e temos de pressionar o governo Federal poque já sinalizou algo de positivo neste sentido, com a criação do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que prevê o financiamento de cursos profissionalizantes de nível médio para estudantes de famílias de baixa renda.

Não há ensino de qualidade sem valorizar professor, diz Marcelo Petrini sobre investimento. Fala se muito em educação, mas e o professor;a forma de correr atrás do prejuízo e investir na educação encontrada pela rede municipal é a valorização do professor. "O profissional tem de estar motivado e capacitado, porque se investirmos nele teremos bons resultados, ele é a base de tudo", afirma o Vereador Marcelo.
Eu acredito que recursos bem gerenciados e aplicados, é possível reverter um quadro educacional e mudar a realidade local, ainda que isso seja algo que se construa aos poucos e os resultados apareçam a longo prazo.
"Esta vitória de nosso corpo docente esta muito próxima, desde que se faça uma fiscalização rigorosa dos recursos recebidos, e aplicá-los exclusivamente nos programas voltados à educação em nossa cidade.", Finaliza Ele.

Não há imagens
relacionadas