17/06/2019 - 10h06min

Vereadores recebem a visita do Professor Miguel Medeiros Montanã.

Nutricionista veio para conversar sobre o "alimento em Itaqui".

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Professor Miguel trouxe uma importante pauta para Vereadores e Secretarios do Executivo.

Esteve na Quinta-Feira (13) visitando a Câmara de Vereadores de Itaqui o Professor Miguel Medeiros Montanã, graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1969) com especialização em Administração Educacional pela Universidade Metodista de Piracicaba com mestrado em Microbiologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1992) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1995). Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Conselheiro do Sisan - Sistema público, instituído pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, de gestão intersetorial e participativa, que possibilita a articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Professor Miguel veio acompanhado pela comitiva da UNIPAMPA - Campus Itaqui que na semana passada estava realizando a "Semana Acadêmica 2019" e teve ele como palestrante onde antes passou para um rápido debate com os Vereadores Clóvis Correa (MDB), Presidente do legislativo itaquiense, César Klein (PP), Cleir Fagundes (MDB) e Leonardo Betin (PDT) além dos Secretários do Executivo, Solange Carniel da Educação, Izolaine Cardoso da Saúde e Suzana Diatel Almeida da Assistência Social sobre a origem e qualidade dos alimentos fornecidos em Itaqui.
De início ele falou sobre seu trabalho hoje como conselheiro do SISAN que tem a política de estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional do país.

A participação social é um elemento essencial à construção do Sisan e tem papel relevante no que diz respeito à expressão de demandas e corresponde a um importante exercício de democracia participativa e de representação, justificou o Professor.

Ele disse que estava ali para uma espécie de conferência com os poderes Legislativo e Executivo sobre especificamente a origem e qualidade do alimento fornecido a população itaquiense, tanto em escolas como a venda nos mercados, pauta de extrema importância pois trata de saúde pública, como ele mesmo disse "não basta ter o alimento, é necessário que ele seja nutritivo".
Os Vereadores colocaram as suas opiniões a respeito da origem e qualidade do nosso alimento em âmbito municipal e o Professor Miguel deixou alguns materiais a respeito do assunto e também a sugestão da criação do "Plano de Segurança Alimentar", projeto do Sisan que auxilia escolas e a população em como ter uma alimentação mais saudável no seu dia-a-dia.