22/04/2019 - 11h49min

Câmara de Vereadores participa de cerimônia alusiva ao DIA DO EXÉRCITO.

Vereadores participaram da fomatura que teve desfile da tropa e homenagens a militares.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Cerimônia realizada no 1º RC MEC teve a presença de Vereadores.

Aconteceu no dia 17 de Abril de 2019 nas dependências do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizada Sá Britto a cerimônia alusiva ao Dia do Exército com a presença da Câmara de Vereadores de Itaqui através do Presidente Vereador Clóvis Correa (MDB), os demais integrantes da Mesa Diretora, Vereadora Queli Ferreira (PP) Vice- Presidente, do Secretário Vereador Leonardo Betin (PDT) além dos Vereadores César Klein (PP) e Cleir Fagundes (MDB).

O comandante do 1º RC MEC Ten. Cel Leonardo de Souza Franklin logo após receber a tropa em condições fez seu discurso dando as boas vindas a todos e explanando aos presentes um pouco da história do exército brasileiro que começou oficialmente com o surgimento do Estado brasileiro, ou seja, com a independência do Brasil. A data da primeira Batalha dos Guararapes (19 de abril de 1648), no contexto das invasões neerlandesas do Brasil, na qual o exército adversário dos Países Baixos foi formado genuinamente por brasileiros (brancos, negros e ameríndios), é tida como aniversário do Exército Brasileiro.

Em 1822 e 1823, o recém criado exército brasileiro derrotou a resistência portuguesa à independência nas regiões norte-nordeste do país e na província da Cisplatina, assim como evitando a desfragmentação do território nacional nos anos seguintes. O Exército Nacional (ou Imperial como costumeiramente era chamado) durante a monarquia era dividido em dois ramos: o de 1ª Linha, que era o Exército de fato; e o de 2ª Linha, a Guarda Nacional, formada pelas antigas milícias e ordenanças herdadas dos tempos coloniais, comandadas por líderes regionais, grandes latifundiários e proprietários de escravos conhecidos a partir da independência, pelo título genérico de Coronéis.

Durante a cerimônia aconteceu a condecoração dos militares, Sgt Mainardi e Sgt Enoques que receberam a medalha "Corpo de Tropa" pelos mais de vinte anos de serviços prestados ao exército brasileiro e logo após aconteceu o tradicional desfile da tropa aos presentes marcando o encerramento da cerimônia.