08/11/2018 - 09h52min

Câmara de Vereadores realiza Audiência Pública para tratar precariedade da iluminação pública no município.

Vereadora Ivete Píffero foi a proponente da audiência pública que trouxe um bom público até o plenário.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Integrantes da mesa.

Aconteceu ontem no plenário da Câmara de Vereadores a audiência pública para tratar sobre a precariedade da iluminação pública no município de Itaqui, proposta pela Vereadora Ivete Píffero (PSB) que coordenou os trabalhos.

O Secretario de Serviços Urbanos Bilizário Lopes esteve presente na audiência pública e respondeu aos diversos questionamentos feitos pelos Vereadores, Presidentes dos bairros e público em geral.
A maior reclamação é sobre a escuridão que se encontram as ruas da cidade, em diversos pontos e alguns com luz acesa durante o dia ou seja, também precisam de reparos.

Bile Lopes justificou que o maior problema que vem enfrentando na sua secretaria é a falta de verbas para manutenção nos equipamentos e compra de materiais, o caminhão que é usado na substituição das lâmpadas esta com defeito e por culpa da burocracia nos orçamentos chega a ficar até 40 dias parados em algumas situações, refletindo diretamente nos serviços de rua.
Foi feito um orçamento para troca do cesto do caminhão para outro veículo, no valor de Seis mil reais mas a secretaria não disponibiliza este valor no momento.

A solução momentânea para esta situação será a terceirização destes serviços, com a licitação já para os próximos 30 dias informou o Secretario e após o serviço concluído eles assumiriam novamente a manutenção, entretanto esta solução não agradou muito os presentes no plenário, pois acreditam que a Prefeitura estaria obtendo uma nova dívida para os cofres públicos, sendo que existe um setor responsável para executá-lo.

Os Vereadores fizeram suas ponderações em relação a esta importante demanda e voltaram a pedir medidas de austeridade ao atual gestor, como corte de despesas com diárias e horas extras e também tratar como prioridade este assunto, a cidade as escuras pode gerar consequências negativas com assaltos por exemplo.

Ficou acertado entre os presentes na audiência pública que será formado nos próximos dias uma Comissão de Iluminação e Fiscalização dos Serviços Públicos e o Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Leonardo Betin (PDT) também verá a possibilidade de devolver alguma verba aos cofres públicos e sugerir ao Executivo Municipal que encaminhe para a Secretaria de Serviços Urbanos.