07/11/2018 - 10h40min

Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores desta semana teve homenagem e votação polêmica.

Vereadores Clóvis Correa e Leonardo Betin foram os proponentes da homenagem a inspetora de Policia Silvia Rodrigues e Projeto de Lei do Executivo preocupa Vereadores.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Inspetora Silvia com todos os Vereadores.

A 36º Sessão Ordinária ocorrida ontem (06) no plenário da Câmara de Vereadores de Itaqui teve uma justa homenagem proposta pelos Vereadores Clóvis Correa (MDB) e Leonardo Betin (PDT) e aprovada por unanimidade por todos os Vereadores da Casa Legislativa à Inspetora de Policia Civil Sra. Silvia Denise Berro Rodrigues pelos projetos desenvolvidos através da Delegacia de Policia Civil de Itaqui com o tema Violência Doméstica e Intrafamiliar.
Os Vereadores justificaram o presente requerimento tendo em vista que a Inspetora Silvia desenvolveu este tema na conclusão do seu trabalho de pós-graduação em segurança pública e direito penal e criminologia por ter diariamente acesso a essas informações no seu local de trabalho, buscando casos onde as vítimas tinham solicitado medidas protetivas.
Entretanto além do trabalho que realizou a Inspetora Silvia sentiu a necessidade de expandir este assunto e através de todas as informações obtidas surgiu o projeto "Roda de Conversa", pioneiro em Itaqui e a cartilha "Maria da Penha nas Escolas de Itaqui, melhor Educar do que Punir", trabalho este que esta sendo realizado nas Escolas de Itaqui e Maçambará para que crianças e jovens possam refletir sobre a violência doméstica e intrafamiliar sofrida pelas mulheres e também o "Papo de Responsa" que foi implantado em Itaqui, pois este já existia em outras cidades.
Silvia agradeceu a homenagem e o apoio que recebeu dos colegas para que os projetos pudessem acontecer e continuar pois os resultados são muito satisfatórios.

Logo após na mesma Sessão aconteceu a votação do Projeto de Lei nº 63/2018 que Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar por Tendência a Excesso de Arrecadação no valor de R$ 16.682.593,32 onde teve bastante discussões em função da sua legalidade, a Sessão teve de ser interrompida por duas vezes para que as comissões de constituição e justiça e também de orçamento, finanças e tributação se reunissem para discutir a legalidade do projeto para que pudessem votar na sessão de ontem ainda.
A maioria dos Vereadores se pronunciaram em plenário pedindo medidas urgentes de austeridade para o atual gestor Prefeito Jarbas Martini, pois a crise financeira em que se encontra nosso município é séria e se não forem tomadas medidas como corte de despesas agora, o futuro poderá ser ainda pior, se colocando todos a disposição para ajudar.
Os Vereadores deixaram bem claro a todos os presentes no plenário que votaram a favor do crédito suplementar em consideração ao funcionalismo público, que estavam correndo o risco de ficar sem receber salário por três meses mais o décimo terceiro salário.