07/08/2018 - 08h42min

Câmara de Vereadores de Itaqui participa de Assembleia do COREDE em São Borja.

Presidente e Vice da Casa Legislativa Itaquiense foram participar das votações das prioridades eleitas na última consulta popular.

Por Ascom - Câmara de Vereadores.

Comitiva Itaquiense na assembleia do COREDE-FO.

Aconteceu ontem (06) na cidade de São Borja a Assembleia Regional de Consolidação dos Projetos Eleitos na última consulta popular organizada pelo COREDE - FO ( Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira-Oeste) onde nesta última edição obteve recorde de votações, alcançando 794.312 mil votos contra 705.835 mil votos em 2017, 405.541 mil votos em 2016 e 122.211 mil votos em 2015 na primeira edição, apresentando uma tendência crescente de participações públicas nos interesses para seus municípios.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Itaqui, Vereador Leonardo Betin (PDT) e o Vice-Presidente, Vereador Clóvis Correa (MDB) se fizeram presentes na assembleia representando o Poder Legislativo de Itaqui e participando das votações nas demandas escolhidas pelo povo itaquiense, junto do Presidente do Comude de Itaqui, Sr. Célio Vargas e de um dos Delegados do Corede da nossa cidade, Sr. Fernando Tavares.

Conforme informou o Presidente do COREDE-FO, Ildebrando dos Santos, o objetivo da assembleia era colocar na planilha tudo o que foi votado na última consulta popular e também apresentação dos dados das eleições de cada município integrante do COREDE-FO. As principais demandas escolhidas foram na área da Agricultura, Saúde, Turismo e Segurança Pública.

Os presentes na assembleia e votantes nas demandas escolhidas, os rateios dos recursos foram divididos entre todos os municípios integrantes do COREDE-FO sendo R$ 905.317,00 para cada área, na Segurança Pública para aquisição de equipamentos, viaturas, EPIs, armamentos para as unidades da SUSEPE, BRIGADA MILITAR, CORPO DE BOMBEIROS, POLÍCIA CIVIL e IGP.
Na área da Agricultura para apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, na área da saúde para ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS. No turismo os recursos serão para investimento em infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem receber.
Itaqui ficou contemplado da seguinte forma;

TURISMO: R$ 82.301,84 para investimento em infraestrutura.
AGRICULTURA: R$ 90.531,70 para investimento na agricultura familiar.
SAÚDE: R$ 64.665,50 para o Hospital São Patrício e R$ 37.721,54 para investimento em saúde básica.
SEGURANÇA PÚBLICA: R$ 40.500,00 sendo usado para a compra de;
09 coletes balísticos para Brigada Militar no valor total de R$ 13.500,00 .
03 equipamentos de auxílio respiratório para o Corpo de Bombeiros no valor total de R$ 27.000,00 .

O Presidente do Corede-FO , Ildebrando Santos parabenizou a todos os envolvidos na eleição que teve todas as metas alcançadas e também pelo recorde nas votações de 2018 e no ano de 2019 esta sendo analisado pelos integrantes do COREDE-RS o fim do voto "off-line" devido à alguns problemas percebidos no último censo.