Webmail

Webmail

Notícias

02/12/2016 - 12h04min

Como estancar esta sangria

Crise na segurança pública na cidade de Itaqui.

Por Por: Jocemar Maretóli

A sociedade Brasileira, Gaúcha e Itaquiense esta acuada, Além de lutar diariamente por emprego, Saúde, Educação. Ainda tem que conviver com esta alta epidemia de criminalidade que se alastra pelo país inteiro, começando nos grandes centros e criando ramificações nas pequenas cidades como a nossa Itaqui.
Para tentar estancar esta sangria da criminalidade, Foi realizada na última quinta-feira 01/12, Uma Audiência Pública com a presença de autoridades que pela força de suas profissões, Lidam diretamente com este problema.
Durante o uso da palavra, o Comandante do Batalhão de policiamento em área de fronteira de Santana do Livramento, Coronel Kleber Rodrigues Goulart, disse que; O que mais atrapalha a Brigada Militar no cumprimento de seus trabalho é a “ Sensação de Impunidade”, ou seja; A Reincidência dos criminosos.
Disse ainda o comandante, que o mesmo indivíduo é preso várias vezes pela brigada cometendo o mesmo delito. Desse jeito acreditamos que as autoridades em segurança estão sendo obrigados a “Enxugar gelo”. Além de salários atrasados, falta de efetivo, Motivação, ainda tem que assistirem a liberdade de marginais que já foram encarcerados várias vezes é algo desanimador.
O Prefeito no exercício Gil Marques Filho, lembrou durante seu pronunciamento que a anos atras, solicitou mais segurança para Itaqui, e recebeu informações de que a área metropolitana de Porto Alegre tinha prioridade. Vale apena lembrar que; a área metropolitana de São Paulo, do Rio, de Porto Alegre com toda estrutura naquela época, não tiveram a capacidade de prender um dos maiores assassino de Mulheres de todos os tempos; “Maniaco do parque”. E o mesmo foi preso em Itaqui, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Entre diversos pronunciamentos das autoridades em segurança e público presente na audiência, Foi sugerida a criação da Guarda Municipal, Aumento de efetivo, E uma forma conjunta de atuação das forças de segurança de Itaqui, Policia civil, Brigada, Exército e comunidade, em forma de circulação ostensiva integrada. Principalmente nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. O autor da proposta para a realização desta audiência Pública o Dr. Lauro, disse que; “ Não tem solução milagrosa para todos os problemas da violência urbana, também não pode ser desqualificada pelos eventuais
deslizes que manifesta em uma situação ou outra, Mas que
devemos unir forças com todos os segmentos da comunidade, para
a proteção de todos. Finalizou ele. Estiveram presente na
audiência as seguintes Autoridades. Prefeito Municipal Gil
Marques Filho, Prefeito eleito 2017 Jarbas Martíni, Comandante
da Brigada Militar de Itaqui Adê Fagundes Guedes, Ten. Roberto
José Rêgo Correia do 1º Rc. Mec, Delegada da Policia Civil de
Itaqui Elisandra Batista, Comandante do 2º Batalhão de Área de
Fronteira de Santana do Livramento, Cel. Kleber Rodrigues Goulart, Senhora Cleonice Dockhorn, do Instituto Geral de
Perícia, Juiz da 1º Vara Dr. Tiago dias da Cunha, Presidente da
OAB, Drº Mauro Oviedo, Presidente do Sindicato Rural, Carlos
Eduardo Lima, Prof.ª Lisete Vieira da Escola Ulisséa Lima
Barbosa, Escolas Rosa Solés, Ranulfo Lacroix, Osvaldo Cruz, São
Patrício, Roque Degrazia, Odila Vollordo de Morais, José da Luz,
e AABB Comunidade. Vereadores; Lauro Luiz Hendges, Éber
Escobar, Ivete Piffero, Gislaine Brum, Igor Ardais, Márcio Palma,
Vereadores eleito para o próximo pleito; Leonardo Betim, Clóvis
Ravarotto, Cleir Fagundes, e Queli Ferreira.

Saiba mais

Imagens relacionadas

Clique para ampliar

<<     de     >>