16/04/2015 - 13h29min

Ver. Éber participa de Audiência Pública que define encaminhamentos e pedidos de informações as empresas de telefonia

Prazo para apresentação das respostas e melhoria do sistema é de 30 dias.

Por Gab.Ver Éber

Representando o Legislativo Itaquiense o Vereador Éber Escobar de Almeida participou na sexta-feira (10) na cidade de Uruguaiana de uma Audiência Pública promovida pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, por solicitação do deputado estadual Frederico Antunes (PP), no evento foi debatida a perda da qualidade na prestação dos serviços de telefonia móvel nos municípios da Região da Fronteira. Durante mais de quatro horas representantes dos municípios da Fronteira apresentaram uma série de demandas e reivindicações e ouviram explicações e detalhamentos de ações que estão realizadas por parte dos representantes da ANATEL e das empresas prestadoras de serviço móvel celular no Estado.

Ao final das manifestações foram apresentadas a ANATEL e aos representantes das empresas OI, VIVO, CLARO e TIM, os seguintes questionamentos para serem respondidos ao parlamento gaúcho em 30 dias.

ENCAMINHAMENTOS:

=> Quanto foi investido pelas operadoras de serviço móvel celular na Fronteira, em 2014 e quais os planos reais de investimentos e melhorias no sistema para 2015 ?

=> Qual a programação da instalação de novos sites (antenas celulares) das operadoras na região nesse primeiro semestre de 2015 ?

=> Solicitação do bloqueio do roaming internacional quando da venda de novos celulares em cidades gêmeas de fronteira da região para que seja impedida a cobrança de ligações internacionais que não são realizadas pelos usuários.

=> Qual o real problema causado pela interferência de sinal de operadoras de telefonia celular da Argentina nos celulares habilitados no Brasil ?

=> Que as empresas informem de forma oficial a real cobertura de sinal da empresa nos municípios da região.

=> Qual a medição de sinal atual das operadoras de telefonia celular na região.

=> Que seja destacada a realização de uma força tarefa da ANATEL para que sejam fiscalizadas as empresas de telefona celular, bem como os serviços que devem ser realizados.

Participaram do encontro, o deputado estadual Gerson Borba (PP), além de representantes dos Ministérios Público Federal e Estadual, das operadoras de telefonia VIVO, CLARO, TIM e OI, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Procon/RS, Conselho Regional de Desenvolvimento Fronteira Oeste, Famurs, Uvergs, Fecomércio, Federasul e prefeituras da região, assim como representantes das Câmaras de Vereadores e entidades ligadas ao tema.